Brigadeiro de tapioca é mais uma sugestão para as festividades juninas. Simples, delicioso e bem fácil de fazer

Brigadeiro de tapioca

A versatilidade da massa ou goma de tapioca é uma coisa incrível. Além das tradicionais tapiocas, muito populares no Alto da Sé, em Olinda, ou dos deliciosos pudins feitos com a massa granulada, também é possível fazer brigadeiro de tapioca. É bem fácil e diferente.

A textura não é a de um brigadeiro tradicional. Fica mais para a de uma tapioca docinha. Uma delícia. A receita é fácil demais e segue todos os passos de um brigadeiro tradicional. Todos os ingredientes vão para a mesma panela. Cozinhar até soltar do fundo. Transferir a massa, esfriar e moldar os brigadeiros.

Eu decorei com açúcar refinado, mas pode ser com coco ralado também. Por falar em coco, uma dica é usar coco ralado bem fininho na massa do brigadeiro. Não que o ralado mais grosso fique ruim, mas o fininho deixa o doce mais delicado. Bom apetite!

 

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 50g de margarina
  • 300g de goma de tapioca peneirada
  • 200g de coco ralado (o bem fininho fica melhor)
  • 100g de chocolate branco ralado ou picado

Como fazer

Misturar tudo numa panela. Levar ao fogo do mesmo jeito que se faz brigadeiro.
Quando começar a soltar da panela, conte um dois minutos, desligue o fogo e transfira o brigadeiro para um prato e deixe esfriar para fazer as bolinhas. Decorar com açúcar refinado

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993