Alunos do Senac vão usar as técnicas e a sofisticação da culinária clássica para preparar pratos da cozinha regional

Cozinha de Gilberto Freyre inspira alunos do Senac-PE

Alunos terceiro módulo de Gastronomia da Faculdade do Senac-PE aceitaram o desafio: reproduzir, usando as técnicas e a sofisticação da culinária clássica, as delícias da cozinha regional que eram servidas nos almoços de família e nas recepções oferecidas por Gilberto Freyre, no casarão de Apipucos.

O cardápio tem como fonte de inspiração o livro À mesa com Gilberto Freyre (Editora Senac), de Raul Lody, e será servido a 60 convidados, durante um almoço, no próximo dia 8/06, em homenagem ao  sociólogo, antropólogo e escritor pernambucano, autor de “Casa-Grande & Senzala”.

Alunos vão cozinhar, montar a mesa e servir o menu para 60 convidados, na Fundação Gilberto Freyre

Escondidinho de charque, caldinho de feijão e casquinha de siri serão os pratos de entrada. Os principais serão bode com feijão verde e farofa de paçoca, carne de sol com pirão de queijo e chips de macaxeira e sarapatel com farinha de mandioca e limão. De sobremesa, os alunos vão servir bolo de rolo com sorvete de tapioca, cocada e bolo inglês com brigadeiro de rapadura.

Os pratos serão harmonizados com cachaça pernambucana e licores de hibisco e pitanga. “Gilberto Freyre era grande apreciador dessas bebidas e costumava fazer batida de cachaça com pitanga, hortelã e maracujá para oferecer aos seus convidados”, salienta Cláudio Queiroz, estudante e coordenador do evento.  Segundo ele, a ideia surgiu a partir de relatos sobre os almoços e recepções oferecidos na casa de Apipucos, hoje sede da Fundação Gilberto Freyre.  “Todos os pratos eram feitos na casa, sob o comando de dona Magdalena, esposa do sociólogo. Nada era encomendado a terceiros”, ressalta Cláudio.

O projeto

O evento faz parte do Projeto Integrador, sob a coordenação da professora Íris França, que envolve diversas disciplinas, na Faculdade Senac. Durante o almoço, os alunos serão avaliados pelos professores Clarisse Fraga, de Gestão e Organização de Eventos; Robson Lustosa, de Enogastronomia; Amanda Vogas, Planejamento de Cardápio; e Lorena Bezerra, de Cozinha Clássica. “A produção do evento e a elaboração dos pratos são de responsabilidade dos alunos”, diz Clarice. Os estudantes terão a missão de cozinhar, montar a mesa e servir o menu aos convidados sob a supervisão dos professores, esclarece Francisco Rebêlo, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Senac.

A programação conta ainda com palestra abordando um pouco da vida de Gilberto Freyre (1900-1983), reconhecido mundialmente pelo livro “Casa-Grande & Senzala”, publicado em 1933.

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993