Os discos recebem um tempero especial que não deixa a carne seca

Disco de carne moída recheado com muçarela

Meio hambúrguer meio bolinho, o disco de carne moída recheado com muçarela vai te surpreender, com toda a certeza. A receita vem de Goiás e tem, como segredo, um tempero especial, que faz toda a diferença.

Esse tempero, à base de cebola, alho, cebolinha e pimentas de cheiro, não deixa que o disco fique seco por dentro, além de ter um sabor incrível.

Quanto à carne, eu gosto de usar carne de segunda mesmo, porque tem uma gordurinha. Mas, quem preferir mais magra, pode utilizar patinho ou outra carne de primeira, sem problema.

O disco de carne moída desta receita é recheado com muçarela, mas o queijo pode ser substituído por outro de sua preferência.  Você pode fritar o disco em óleo o suficiente para imersão ou, se não gostar de fritura, use a fritadeira a ar. O resultado será o mesmo.

Para empanar, eu utilizei farinha de mandioca bem fininha, temperada com sal. E ainda dei uma “torradinha” nela no forno, mas isso é opcional.

 

Ingredientes

  • 1/2 kg de carne moída
  • 4 dentes de alho sem os miolos
  • 3 pimentas de cheiro sem sementes
  • 1 cebola cortada em quatro
  • 1 maço de cebolinha verde (se gostar de coentro, pode acrescentar)
  • 1 pão francês (pode ser amanhecido)
  • 1 colher de sopa rasa de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • muçarela ralada ou em pedaços
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 4 ovos batidos
  • farinha de mandioca (fininha) temperada com sal a gosto

Como fazer

Encharque o pão francês com água e reserve. Triture ou liquidifique os temperos (cebola, alho, cebolinha, pimenta de cheiro, sal) com o pão embebido (descarte a água que sobrou). Bata no liquidificador com o azeite para facilitar o movimento das pás. Se preciso, desligue o liquidificador a misture o conteúdo com uma colher de pau e volte a liquidificar.

Misture aos poucos a pasta com a carne moída (faça aos poucos para evitar que a carne fique com muito líquido, devido à consistência da pasta). Faça uma massa e leve para a geladeira por 15 minutos (a carne gelada facilita a manipulação na hora de montar os discos).

Bata ligeiramente quatro ovos. Retire a carne da geladeira e, com auxílio de um aro (ou a mão mesmo), comece a montar os discos. Acomode a carne no disco, por cima a muçarela e depois a carne novamente.

Passe o disco nos ovos batidos e depois na farinha de mandioca (o disco vai ficar mais mole e será preciso ajeitar o formato com as mãos). Faça essa operação duas vezes. Coloque o disco sobre um pedaço de papel manteiga. Assim ele não vai grudar e você pode colocar um por cima do outro, separados pelo papel.

Aqueça óleo para imersão e frite o disco dos dois lados até dourar. Escorra e sirva com o acompanhamento de sua preferência.

Se você não gosta de fritura, o disco pode ser feito da fritadeira a ar. São 200 graus, cinco minutos para cada lado.

Rende de 6 a 8 discos, dependendo do tamanho do seu aro.

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993