Meio hambúrguer meio bolinho, o disco de carne moída recheado com muçarela vai te surpreender, com toda a certeza. A receita vem de Goiás e tem, como segredo, um tempero especial, que faz toda a diferença.
Esse tempero, à base de cebola, alho, cebolinha e pimentas de cheiro, não deixa que o disco fique seco por dentro, além de ter um sabor incrível.
Quanto à carne, eu gosto de usar carne de segunda mesmo, porque tem uma gordurinha. Mas, quem preferir mais magra, pode utilizar patinho ou outra carne de primeira, sem problema.
O disco de carne moída desta receita é recheado com muçarela, mas o queijo pode ser substituído por outro de sua preferência. Você pode fritar o disco em óleo o suficiente para imersão ou, se não gostar de fritura, use a fritadeira a ar. O resultado será o mesmo.
Para empanar, eu utilizei farinha de mandioca bem fininha, temperada com sal. E ainda dei uma “torradinha” nela no forno, mas isso é opcional.
Ingredientes
- 1/2 kg de carne moída
- 4 dentes de alho sem os miolos
- 3 pimentas de cheiro sem sementes
- 1 cebola cortada em quatro
- 1 maço de cebolinha verde (se gostar de coentro, pode acrescentar)
- 1 pão francês (pode ser amanhecido)
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- muçarela ralada ou em pedaços
- pimenta-do-reino a gosto
- 4 ovos batidos
- farinha de mandioca (fininha) temperada com sal a gosto
Como fazer
Encharque o pão francês com água e reserve. Triture ou liquidifique os temperos (cebola, alho, cebolinha, pimenta de cheiro, sal) com o pão embebido (descarte a água que sobrou). Bata no liquidificador com o azeite para facilitar o movimento das pás. Se preciso, desligue o liquidificador a misture o conteúdo com uma colher de pau e volte a liquidificar.
Misture aos poucos a pasta com a carne moída (faça aos poucos para evitar que a carne fique com muito líquido, devido à consistência da pasta). Faça uma massa e leve para a geladeira por 15 minutos (a carne gelada facilita a manipulação na hora de montar os discos).
Bata ligeiramente quatro ovos. Retire a carne da geladeira e, com auxílio de um aro (ou a mão mesmo), comece a montar os discos. Acomode a carne no disco, por cima a muçarela e depois a carne novamente.
Passe o disco nos ovos batidos e depois na farinha de mandioca (o disco vai ficar mais mole e será preciso ajeitar o formato com as mãos). Faça essa operação duas vezes. Coloque o disco sobre um pedaço de papel manteiga. Assim ele não vai grudar e você pode colocar um por cima do outro, separados pelo papel.
Aqueça óleo para imersão e frite o disco dos dois lados até dourar. Escorra e sirva com o acompanhamento de sua preferência.
Se você não gosta de fritura, o disco pode ser feito da fritadeira a ar. São 200 graus, cinco minutos para cada lado.
Rende de 6 a 8 discos, dependendo do tamanho do seu aro.