Filé-mignon ao molho mostarda é um clássico francês, mas nem por isso é difícil

Filé ao molho mostarda

Quem nunca fez, certamente pensa que filé ao molho mostarda é um prato difícil de fazer. Engana-se.  Esse clássico da cozinha francesa não tem nenhum mistério, nenhum segredo. E o sabor… Incrível!

Nessa receita eu usei 400g de filé-mignon. Rendeu seis fatias altas. Eu também já fiz o prato com miolo de alcatra e ficou igualmente delicioso.

O filé-mignon deve estar limpo, livre daquelas peles fininhas. Peça para o açougueiro limpar, se você não tiver prática.

Outro detalhe é quanto ao ponto que você deseja o seu filé. Abaixo, no modo de fazer, eu coloquei o tempo aproximado para fritura de cada preparo (mal passado, ao ponto, ao ponto para bem e bem passado). Bom apetite!

 

Ingredientes

  • 400g de filé-mignon fatiado em 6 medalhões (também pode usar miolo de alcatra)
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 colheres de mostarda dijon
  • 1 colher de manteiga sem sal
  • 1 colher de azeite
  • alho triturado
  • sal
  • 50ml de água

Como fazer

Tempere os medalhões com sal e alho triturado. Aqueça uma frigideira ou uma chapa de ferro. Coloque uma colher de azeite e uma de manteiga. Não deixe a manteiga queimar.

Frite os medalhões, mas não todos de uma vez para não esfriar a frigideira. Isso faria a carne liberar água. É muito importante não mexer nos medalhões quando estão fritando. O tempo de fritura de cada lado da carne vai depender de como você deseja o ponto dos filés.

Para um filé mal passado, frite  de 2 a 3 minutos cada lado. Para ao ponto, de 3 a 4 minutos. Ao ponto para bem passado, de 3,5 a 4,5 minutos de cada lado, e bem passado, de 5 a 7 minutos. Mas não esqueça que após a fritura e enquanto você prepara o molho, os filés devem ficar aquecidos no forno a 60 graus. Isso vai deixar os filés mais cozidos.

Após fritar os filés, apague o fogo e deixe a gordura da frigideira esfriar um pouco. Despeje 50ml de água na frigideira e, com a ajuda de uma espátula ou uma colher de pau, raspe os resíduos da fritura. A água vai ficar com cor de ferrugem. Adicione uma lata de creme de leite sem soro. Misture bem e acrescente duas colheres de sopa de mostarda dijon. Misture, corrija o sal se necessário, e aqueça o molho sem deixar que ele ferva (para evitar que o creme de leite talhe).

Cubra os filés com o molho e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Receita serve seis pessoas.

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993