Focaccia é um pão de origem italiana, achatado e macio, em geral coberta com sal grosso, azeite e alecrim

Focaccia

Focaccia é um pão de origem italiana, achatado e macio. Tradicionalmente é coberto com alecrim, azeite e sal grosso, mas muitas receitas incorporam outros ingredientes, como azeitonas, queijos e tomate, por exemplo, que a deixam igualmente deliciosa.

Fazer uma focaccia não é nada complicado, apesar do tempo de preparo. A fase inicial é só misturar os ingredientes e depois fazer a sova, que leva em torno de dez minutos. O restante é a fermentação.

A massa é semelhante à de uma pizza, mas é enriquecida com mais azeite de oliva. A foccacia também tem uma espessura mais grossa.

Na Itália, esse pão é consumido tanto no café da manhã, como aperitivo acompanhado de bebidas alcoólicas. Bom apetite!

Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 10g de fermento biológico instantâneo
  • 50g de azeite de oliva para a massa
  • azeite de oliva para regar a massa
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 220ml de água gelada
  • 50ml de água morna
  • Alecrim fresco
  • sal grosso

Modo de fazer

Ative o fermento, misturando com o açúcar e água morna. Cubra o recipiente e deixe o fermento se desenvolver por uns cinco minutos.

Numa bacia, coloque a farinha de trigo e o sal. Misture com as mãos. Em seguida adicione o azeite de oliva, misture e coloque a água gelada. Homogenize e então coloque o fermento. A massa vai ficar mais grudenta, mas é assim mesmo. Comece a sovar ainda na bacia e depois transfira para uma superfície lisa e com um pouco de farinha.

Nessa fase, a massa ainda vai grudar nas mãos. Resista à tentação e não adicione mais farinha. Se necessário passe farinha nas mãos e polvilhe a bancada com pouquíssima farinha. O processo de sova deve durar uns dez minutos até que a massa atinja o ponto.

Você saberá que está no ponto quando a massa não grudar mais. Faça o teste, puxando a ponta da massa com as duas mãos (veja no vídeo). Deve ficar no chamado ponto de véu e não vai se rasgar. Depois de pronta, faça uma bola, coloque um pouco de azeite no fundo da bacia e deposite a massa. Por cima dela, passe um pouco mais de azeite. Deixe crescer (fermentar) em local sem vento por cerca de uma hora e meia. A massa vai dobrar de volume.

Quando a massa dobrar de volume é hora de transferi-la para uma assadeira, que deve ser regada com azeite de oliva. Coloque a massa na forma e espalhe um pouco, do meio para as pontas, mas não estique demais. Cubra com um pano de prato de deixe a massa descansar por meia hora. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 graus.

Passado esse tempo, descubra a massa e faça valetas com a ponta dos dedos. Dentro delas, coloque raminhos de alecrim fresco. Regue a massa novamente com azeite de oliva e distribua algumas pedras de sal grosso (poucas).

Leve para assar em forno a 220 graus por 30 minutos. Depois de assada, retire a focaccia da assadeira para esfrirar.

Você pode servir ainda morna ou fria. A foccacia é ótima com uma cerveja bem gelada.

 

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993