Prato tradicional da culinária mineira, o pão de queijo é fácil de fazer. Você também pode congelar para se deliciar todas as manhãs

Pão de queijo

Essa receita de pão de queijo eu trouxe na bagagem numa viagem à maravilhosa Minas Gerais. A autora da receita é Rosa Maria da Silva, uma quituteira de mão cheia, da Pousada Santo Expedito, que serve o melhor café da manhã da bucólica cidade de Tiradentes.  Rosa, além de ser uma simpatia de pessoa, também faz, além de pão de queijo (tradicional ou com ervas e especiarias), bolinhos chuvas tão perfeitinhos, que parecem moldados a mão. Tudo uma delícia.

Bem, mas voltando ao pão de queijo, eu coloquei no vídeo meia receita que a querida amiga Rosa gentilmente me cedeu. Rende muito, por isso fiz pela metade. Mas, como dá para congelar, não chega a ser má ideia fazer a receita completa. É só dobrar os ingredientes abaixo, menos a batata, que eu coloquei duas, mas a receita original pede três.

Eu substituí o queijo minas por queijo de coalho. Apenas por ser mais fácil de encontrar aqui no Recife. Também substituí o polvilho azedo pelo doce, porque o da receita eu também não encontrei no supermercado da vizinhança. Mas dá tudo certo no final. Bem, então literalmente mãos à massa. Bom apetite!

Ingredientes (para meia receita)

  • 1/2 kg de polvilho azedo
  • 1/2 copo americano de óleo (usei canola)
  • 1/2 copo americano de leite
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1 e 1/2 colher de margarina
  • 2 ovos
  • 2 batatas cozidas e amassadas
  • 150g de muçarela ralada
  • 150g de queijo minas ralado (usei queijo de coalho)

Como fazer

Junte numa vasilha o polvilho, óleo, leite, sal, margarina e os ovos. Misture bem com as mãos até a massa ficar mais uniforme (não vai ficar completamente nesse momento). Em seguida, acrescente as batatas. Elas vão facilitar que a massa fique uniforme. Misture bem.

Adicione o queijo muçarela. Misture bem e, depois, coloque o queijo minas (ou o de coalho ou qualquer queijo branco que você tiver). Sove a massa até tudo ficar misturado. Deixe a massa descansar na geladeira por 15 minutos (apenas para facilitar a manipulação na hora de moldar os pães).

Use uma colher (o tamanho você é quem decide) para uniformizar o tamanhos dos pães. Faça bolinhas com as mãos. Acomode numa assadeira (não precisa untar). Leve para assar em forno preaquecido a 150 graus por 30 minutos ou até os pães ficarem com aqueles pontinhos marrons do queijo assado. Sirva quente.

Também há opção de você acrescentar ervas ou especiarias na massa quando estiver sovando. Fica uma delícia.

A massa pode ser guardada na geladeira por um dia ou dois ou, se preferir, você pode congelar os pães ainda crus e modelados. Coloque numa bandeja ou assadeira e leve ao freezer. Depois é só transferir para saquinhos plásticos e fazer as porções para o consumo.

 

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993