Pudim de pão é uma excelente maneira de reaproveitar aquele pãozinho dormido de ontem. Nessa receita, eu acrescentei o leite condensado, para dar mais sabor, e reduzi a quantidade de açúcar. Fica muito saboroso!

Pudim de pão com leite condensado

Existem várias formas de fazer pudim de pão. Alguns acrescentam uva-passa, outros fazem apenas com pão, leite, ovos e açúcar. Nessa receita eu reduzi a quantidade de açúcar e acrescentei leite condensado para dar mais sabor. O resultado é um pudim mais encorpado e bem gostoso.

Fazer pudim de pão é uma excelente maneira de reaproveitar aquele pãozinho dormido de ontem, mas a sobremesa pode ser feita com pão fresco também. Não influi no resultado.

 

Ingredientes

Para a massa

  • 4 pães franceses
  • 500ml de leite
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 ovos

Para a calda

  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 copo americano de água fervente

Como fazer

Desmanche os pães no leite. Acrescente o açúcar. Misture bem. Adicione o leite condensado. Misture um pouco e leve tudo para o liquidificador.

Liquidifique a massa com os ovos até obter uma mistura homogênea. Depois disso, faça a calda. Derreta 3 colheres de açúcar numa panela ou na própria forma de pudim.

Quando obtiver um caramelo claro, acrescente a água fervente. Tome cuidado para não se queimar nessa hora, pois a água vai respingar ao entrar em contato com o açúcar derretido.

Deixe ferver, mexendo de vez em quando, até que o açúcar caramelado fique todo desmanchado. Feito isso, despeje a calda numa forma de pudim e, por cima, a massa liquidificada.

Leve para assar em banho-maria por 40 minutos ou até firmar, em forno preaquecido a 180 graus. Se preferir fazer na boca do fogão, use uma panela apropriada. Desenforme depois de frio.

 

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993