Rosbife de lombo paulista é uma receita prática e versátil

Rosbife: uma receita, três opções de prato

Rosbife é uma receita prática e bem versátil. Você pode servir o prato fatiado no almoço ou no jantar, pode colocar no sanduíche do lanche da tarde ou, também, se deliciar com um saboroso antepasto de rosbife com pimentão vermelho. Seja qual for a opção, você não vai ter muito trabalho na cozinha.

Eu faço o rosbife com lombo paulista (ou lagarto). Mas é importante que a peça esteja bem limpa. Se você não tiver habilidade ou não tiver uma boa faca em casa, peça para o açougueiro fazer esse serviço.

Rosbife não tem segredos. Mas é importante temperar de véspera e selar bem na frigideira todos os lados da carne, antes de levar ao forno. Vinte minutos a 200 graus e a carne está pronta. Bem rosadinha e suculenta.

Ingredientes

  • 1,5 kg de Lombo paulista (lagarto) limpo
  • 100ml de vinho tinto
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 3 colheres de sopa de shoyu
  • sal
  • 1 colher de manteiga sem sal
  • azeite
  • 1 cebola roxa
  • 1 pimentão vermelho
  • pimenta-do-reino
  • 2 colheres de chá de páprica doce

Modo de fazer

Nessa receita eu usei 1,5 kg de lombo paulista. É importante que a peça esteja limpa. Se você não tiver uma boa faca em casa, solicite ao açougueiro para que ele mesmo limpe.

Faça uma marinada, juntando o vinho, shoyu, dentes de alho e 1 colher rasa de sal. Coloque a carne em um saco plástico e despeje a marinada por cima. Feche o saco e leve para a geladeira, de preferência, por 24 horas, para que o tempero apure bem.

Retire a carne e deixe a marinada escorrer bem. Aqueça fios de azeite com uma colher de manteiga sem sal. Faça isso em uma frigideira ou panela com as bordas altas para evitar muita sujeira no fogão.

Sele todos os lados da carne. Transfira para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos. Esse é o tempo suficiente para deixar o rosbife ao ponto, bem rosadinho e com um pouco de suco. Se você não gostar assim, deixe mais cinco minutos. Vai ficar ao ponto para bem passado.

Retire do forno. Se a opção for servir num almoço ou jantar, fatie e sirva. Se você quiser usar a carne em sanduíches ou fazer um antepasto, deixe a carne esfriar e leve para a geladeira. Ela vai ficar mais firme na hora de fatiar.

Para o antepasto

Cubra o fundo de uma panela com azeite. Aqueça e refogue uma cebola roxa cortada em tiras bem fininhas. Tempere com pimenta-do-reino a gosto.

Em seguida adicione um pimentão vermelho cortado em tiras bem fininhas. Acrescente um colher de chá de sal. Refogue até que os legumes fiquem macios.

Corte as fatias de rosbife em tiras bem finas e junte ao refogado. mexa bem e acrescente duas colheres de páprica doce. Refogue por dois minutos. Desligue. Sirva frio ou gelado com fatias de pão ou torradinhas.

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993