Essa torta tem como base o chuchu. Leva camarões e leite de coco na receita. Fácil e prática demais

Torta de camarão, simples e incrivelmente saborosa

Muita gente não come chuchu sob o pretexto de que não tem gosto. Mas isso não passa de má fama. Por não ter gosto acentuado o fruto absorve o sabor dos demais ingredientes, tornando-se assim uma ótima base para diversos pratos. A torta de camarão é um deles. Fica com sabor incrível e uma textura meio cremosa.

O bom dessa receita é que se aproveitam até as cascas e cabeças dos camarões. Elas vão acentuar o gosto do molho, preparado com cebola, alho, tomate e, no final, leite de coco. E claro, os camarões.

A torta de camarão pode ser servida quente ou fria (eu gosto mais fria ou gelada) como entrada ou lanche. A receita rende muito. Eu assei duas tortas em formas de buraco com 20cm de diâmetro. Se você preferir, pode usar apenas uma grande ou formas retangulares. Fica a seu critério. Então mãos à massa e bom apetite!

Ingredientes

  • 1kg de camarões com casca e cabeça
  • 4 chuchus cozidos e descascados
  • 1 cebola média picada
  • 6 tomates picados grosseiramente
  • 1 maço de cebolinha verde
  • 1 colher de sopa de alho triturado
  • 200ml de leite de coco
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • sal a gosto

Como fazer

Cozinhe e descasque os chuchus. Retire as fibras que ficam nas extremidades. Amasse como se fosse fazer um purê e reserve. Lave e descasque os camarões.  Não descarte as cascas e as cabeças. Reserve.

Numa panela ou frigideira, refoque uma cebola picada com um pouco de óleo. Tempere com sal para ela largar líquido e fritar e cozinhar ao mesmo tempo. Acrescente o alho e refogue até que a cebola fique mais cristalina.

Então coloque as cascas e as cabeças dos camarões e refogue por uns cinco minutos. Junte ao molho os tomates e deixe refogar mais um pouco. Tampe a panela e cozinhe por cinco minutos. Desligue o fogo e leve o molho para o liquidificador.

Liquidifique junto com 200ml de leite de coco. Passe tudo na peneira. Só aproveite o líquido. Descarte o restante. Leve o molho coado para o fogo e deixe levantar fervura. Corrija o sal e adicione os camarões. Cozinhe por cinco minutos, tampe a panela, desligue o fogo e deixe por mais cinco minutos na panela.

Junte o purê de chuchu com o molho de camarões. Misture bem e vá acrescentando aos poucos três xícaras de farinha de trigo. Misture bem. Prove e coloque mais sal. Eu usei 1 1/2 colher de sopa, mas isso fica a seu critério.

Acrescente à mistura, a cebolinha picada. Misture e adicione dois ovos. Mexa para deixar homogêneo. Por fim, coloque uma colher de fermento químico. Misture bem e transfira a massa para a assadeira untada (essa receita rende muito. Eu usei duas assadeira de buraco com 20cm de diâmetro).

Asse em forno preaquecido a 200 graus por 40 minutos. Espere esfriar um pouco para desenformar. Sirva quente, fria ou gelada, Fica a seu gosto.

 

Compartilhe:
Eduardo de Azevedo

Nasceu em Porto Alegre, mas cresceu na cidade de Canela, na Serra Gaúcha. Formado em jornalismo pela Unisinos, em São Leopoldo/RS. Radicado em Pernambuco desde 1993